Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Vitaminas do Complexo B 
 Parte 4

VITAMINA B12
Sinonímia: cianocobalamina, cobalamina ou “vitamina vermelha”

9.1 FUNÇÃO
Fortalecer o sangue e a medula óssea, ajuda a digestão. Metabolismo celular e crescimento. É o mais poderoso elemento antianêmico até hoje conhecido, e a única substância até hoje encontrada, que age favoravelmente sobre as degenerações nervosas decorrentes da anemia perniciosa. Desempenha papel importante como fator de crescimento. Produz melhoria nas condições gerais (apetite, vigor físico etc), colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico. Antianêmica, antineurítica, proteger o sistema nervoso de nefralgias, alivia a irritabilidade. Melhora a capacidade de concentração e memória. Ajuda na formação do sangue.
Funções bioquímicas: metilmalonil-CoA mutase, 5-metil-THF: homocisteína metil transferase.

9.2 DEFICIÊNCIA
Irritabilidade, distúrbios gástricos, depressão nervosa, glossites, distúrbios sangüíneos, dores musculares, anemia megaloblástica e perniciosa.

9.3 EXCESSO
Interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas.

9.4 FONTES
Levedo de cerveja, cereais integrais, ovo, leite, fígado, rins, carne, não é encontrada nas plantas, ostra, mariscos, coração, queijo, peixe, lagosta, camarão.



VITAMINA B15

Sinonímia: ácido pangânico, N-N dimetil glicina

13.1 FUNÇÃO


Prolonga a vida das células. Rápida recuperação da fadiga. Estimula as respostas imunológicas. Neutraliza o desejo de beber, previne ressacas e protege o fígado da cirrose hepática. Intervém como biocatalisador nos processos de transmetilação, como antianóxico na anoxia histiotóxica.

13.2 CLASSIFICAÇÃO
Hidrossolúvel





13.3 DEFICIÊNCIA
Não tem sido descritos quadros carenciais.

13.4 EXCESSO
Não tem sido descritos quadros de hiperdosificação.

13.5 FONTES
Sementes de damasco.

Amanhã sobre a Vitamina C. Será que realmente ela evita e cura resfriados?



Nenhum comentário: