Translate

terça-feira, 19 de junho de 2012


ESTRESSE
COMO NOS AFETA

O que acontece quando você corre para pegar um ônibus ou um trem? Sem dúvida pode sentir a reação de seu corpo: aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos acelerados. Mesmo se perder a condução, sua respiração e frequência cardíaca geralmente voltam ao normal.
CONTUDO, pode ser diferente se estiver passando por uma situação estressante há muito tempo. Ansiedade, tensão muscular, pressão arterial elevada e indigestão podem demorar mais para passar. Cada vez mais pessoas percebem que a tensão nunca desaparece. Por exemplo, muitos se sentem presos a um trabalho frustrante, sem perspectiva de melhora. Como o estresse afeta seu corpo e sua saúde?

A reação do corpo ao estresse

A Dra. Arien van der Merwe, especialista nesse assunto, explica como o corpo reage ao estresse. Ele instantaneamente entra em ação e produz “uma série complexa de substâncias neuroquímicas e hormônios que percorrem o corpo inteiro, preparando todos os órgãos e sistemas para uma resposta rápida diante de uma emergência”.
No mesmo instante, você fica pronto para tomar uma ação inesperada. Todos os seus sentidos — incluindo visão, audição e tato — estão envolvidos. Seu cérebro reage com rapidez e suas glândulas suprarrenais instantaneamente liberam hormônios poderosos, deixando músculos, coração, pulmões e outros órgãos preparados para lidar com a situação estressante.
Assim, numa emergência, a reação de seu corpo pode salvar sua vida, por exemplo, quando faz com que você pule para sair do caminho de um carro. Mas a situação é totalmente diferente quando o estresse é contínuo.

‘FEITOS MARAVILHOSAMENTE’ POR UM CRIADOR SÁBIO E AMOROSO

Ao contrário do que muitos pensam, a reação de nosso corpo ao estresse não é resquício do comportamento do homem pré-histórico diante da ameaça de mamutes e tigres-dentes-de-sabre. Na realidade, nossos complexos sistemas fisiológicos foram feitos com grande habilidade por um Criador perito. Por exemplo, o complexo mecanismo de coagulação do sangue — sua capacidade sofisticada de combater infecções e de sarar feridas — e o modo elaborado como o corpo reage ao estresse provam a existência de um Projetista sábio e amoroso.
Todos esses mecanismos do corpo confirmam que ‘fomos feitos maravilhosamente, dum modo atemorizante’. (Salmo 139:13-16) As amorosas provisões espirituais e físicas de Deus e o modo maravilhoso que ele criou os humanos para aproveitarem a vida provam que, em breve, quando a Terra for um paraíso, nada causará dor, tristeza ou morte. — Revelação (Apocalipse) 21:3-5.

Fonte: Watchtower.org

Nenhum comentário: